quarta-feira, 14 de julho de 2010

De Volta com o Brasileirão.

Grêmio 1 x 1 Vitória - 19:30, Olímpico.





















Silas disse que a intenção do Grêmio era aproveitar o frio de Porto Alegre para colocar o Vitória numa gelada no estádio Olímpico. Por pouco o time dele não congelou na noite desta quarta-feira. As equipes se enfrentaram sob temperatura de 10ºC, com sensação térmica ainda mais baixa: 6ºC. No banco de reservas, jogadores dos dois times se aqueceram com agasalhos, luvas e cobertores. Os gaúchos diriam que é um frio de renguear cusco. Na tradução do “gauchês”, significa que é tão intenso que faz até o cachorro (cusco) tremer e mancar. Só que os baianos não tremeram. O Rubro-Negro deixou Salvador com os termômetros marcando quase 30ºC e se esforçou para esquentar e equilibrar a partida. No fim, 1 a 1 com nível fraco. Só jogadores da equipe baiana marcaram. O zagueiro Wallace a favor e o lateral-esquerdo Egídio contra.
Com o resultado, os times chegam a nove pontos e não andam na tabela. O Tricolor está em 13º e o Leão em 14º. Na próxima rodada, o Vitória recebe o São Paulo, sábado, às 18h30m, no Barradão. No domingo, no mesmo horário, o Grêmio visita o Grêmio Prudente, no estádio Prudentão.

-------------------------------------------------------------------------------------
Atletico-PR 0 x 2 Cruzeiro - 19:30, Arena da Baixada.

















Na estreia do técnico Cuca em jogos oficiais, o Cruzeiro derrotou o Atlético-PR por 2 a 0, nesta quarta-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

O treinador, que já havia comandado a equipe celeste no amistoso contra o Tupi, no final da intertemporada, deixou o time provisoriamente na quinta posição, com doze pontos. Já o clube rubro-negro corre o risco de acabar a rodada entre os que seriam rebaixados, com sete pontos, temporariamente na 16ª posição. Wellington Paulista e Robert foram os autores dos gols em um jogo onde os cruzeirenses exploraram bem os contra-ataques.

Se o Atlético-PR foi o clube que mais contratou reforços durante a paralisação do Brasileiro, com doze jogadores (Guerrón, Ivan Gonzalez, Mithyuê, Vítor, Thiago Santos, Eli Sabiá, Oberdam, Paulinho, Anderson Aquino, Gustavo, Nieto e Éder), o Cruzeiro também se movimentou durante o período e apresentou cinco novidades (Everton, Wellington, Robert, Montillo e Rômulo), além do técncico Cuca.

O jogo desta quarta, no entanto, promoveu a estreia de apenas cinco desses novos contratados: pela equipe paranaense, o volante Vítor e o meia Paulinho, que começaram jogando, além de Eli Sabiá e Thiago Santos, que entraram no decorrer da partida. No time mineiro, Robert entrou no segundo tempo.

Na próxima rodada, os paranaenses jogam fora de casa, contra o Vasco, no sábado, às 19h30 (de Brasília). No domingo, às 18h30, o Cruzeiro recebe o Goiás no Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
-------------------------------------------------------------------------------------
São Paulo 1 x 2 Avaí - 19:30, Morumbi.



Inspirado na Copa do Mundo, o São Paulo voltou da parada do Brasileirão para o Mundial dizendo que gostaria de jogar como a campeã Espanha, ou seja, com posse de bola na maior parte do tempo, troca de passes rápidos e esperando a hora certa para atacar. Mas, quando a bola rolou no gelado e vazio Morumbi na noite desta quarta-feira, o que se viu foi uma réplica da partida entre a Fúria e a Suíça, ocorrida na África do Sul. Um time que tomou a iniciativa, mas não conseguiu derrubar a muralha defensiva adversária e foi surpreendido nos contra-ataques.

O longo período de treinos não fez grande efeito ao Tricolor Paulista, a quem faltou a velocidade e a qualidade que Xavi, Iniesta e cia mostraram de sobra nos gramados africanos. Do lado do Avaí, não faltou eficiência. Quando criou, o time catarinense, que teve a estreia do técnico Antonio Lopes, foi fatal e mereceu amplamente a vitória por 2 a 1, em partida realizada nesta quarta-feira, pela 8ª rodada do Campeonato Nacional.

Com a derrota, o Tricolor caiu para a oitava posição na tabela, com 11 pontos, mesma pontuação do rival catarinense, o nono colocado. Se anima o Avaí, o resultado serve de alerta para o time de Ricardo Gomes, que se prepara para as semifinais da Libertadores. O primeiro duelo contra o Internacional é no dia 28, no Beira-Rio.

Os dois times voltarão a campo no próximo final de semana. O São Paulo, no sábado, vai até Salvador para enfrentar o Vitória, no Barradão. Já o time catarinense terá o Palmeiras pela frente, no estádio da Ressacada.
-------------------------------------------------------------------------------------
Flamengo 1 x 0 Botafogo - 21:00, Maracanã.



“O Flamengo precisa de boas notícias”. A frase da presidente Patrícia Amorim teve repercussão nos jogadores na noite desta quarta-feira. Em jogo de muita aplicação e uma pitada de talento de Petkovic, o Rubro-Negro superou o favoritismo do Botafogo e venceu por 1 a 0, no Maracanã. O gol da vitória foi de Paulo Sergio, no segundo tempo, após excelente passe do sérvio.

A vitória devolve um pouco da alegria perdida na Gávea após a prisão do goleiro Bruno. Nos dias que antecederam o jogo, tanto Patrícia quanto o diretor-executivo Zico ressaltaram a necessidade de vitória para desviar o noticiário das páginas policiais. Foram atendidos.

- Temos que começar a escrever uma nova história. É um novo Flamengo - disse o novo capitão, Léo Moura.

Do outro lado, o excesso de tranquilidade durante a Copa do Mundo acabou sendo prejudicial para o Alvinegro. Durante quase todos os 90 minutos, o time enrolou-se no ataque e desperdiçou as poucas chances que criou. A vitória coloca o Flamengo com 12 pontos, na rota do G-4. O Botafogo segue parado nos nove e segue seu longo jejum sem bater o rival em Brasileiros. A última vez foi em 2000, por 3 a 1, gols de Donizete, Sandro e Dênis. Pet descontou

A volta ao Maracanã, no contexto geral, poderia ser melhor. Noite chuvosa, pouco público, gramado aparentemente ruim – mesmo após longo período sem jogos – e por todos os lados a lembrança da prisão de Bruno. Os alvinegros, obviamente, aproveitaram para criar músicas irônicas e tripudiar da situação. Os rubro-negros só se manifestaram para incentivar o substituto dele, Marcelo Lomba, que fez boa partida.

Antes dos dez minutos, Welinton, afobado, fez duas faltas na entrada da área. Na primeira, Lucio Flavio acertou a barreira. Na segunda, Marcelo Lomba saltou no canto esquerdo e espalmou.

O time desmantelado e o ataque jovem pesaram para as dificuldades do Flamengo nos minutos iniciais. Mas aos poucos o nervosismo passou. Diego Maurício caprichou no visual, colocou tranças dread e conseguiu acertar a primeira jogada aos 19. Ele tabelou com Vinícius Pacheco dentro da área, mas o companheiro precipitou o chute e mandou para fora.

A dupla fez outra boa jogada aos 22 e Vinícius, desta vez como pé esquerdo, chutou forte. Jefferson espalmou para escanteio. O Botafogo recorreu aos contra-ataques. Marcelo Cordeiro fez ótimo lançamento aos 27, Juan cochilou e Alessandro entrou livre na área. O lateral do Flamengo se recuperou e conseguiu atrapalhar o chute.

Por causa de toda a situação que precedeu a partida, o Rubro-Negro, surpreendentemente, dominou boa parte do primeiro tempo. Aos 34, Kleberson cruzou rasteiro e Petkovic chutou rente ao ângulo esquerdo.

Na última chance antes do primeiro tempo, o Botafogo armou um bom ataque. O Alvinegro aproveitou uma falta dentro da sua própria área e cobrou com rapidez. Caio, aparentemente um pouco à frente da linha da bola, recebeu livre e não abriu o placar por pouco. O chute saiu rasteiro, à direita de Marcelo Lomba.
-------------------------------------------------------------------------------------
Ceará 0 x 0 Corinthians - Castelão, 21:50.



Castelão cheio, com recorde de público neste Brasileirão - 44.500 pagantes
e 5.156 não pagantes - e bonita festa da torcida do Ceará e do Corinthians num jogo de líderes invictos. O clima era o ideal para um grande duelo de alvinegros na volta do campeonato após a paralisação da Copa do Mundo. O Vovô, com melhor defesa, recebia o Timão, com ataque mais positivo. Mas emoção mesmo se viu nos 20 minutos finais, quando os dois times tentaram a vitória para disparar na ponta da tabela. A partida, no entanto, terminou 0 a 0 na noite desta quarta-feira. O resultado favoreceu a equipe paulista, que com melhor saldo de gols segue em primeiro lugar na tabela, com 18 pontos ganhos.

Mas a liderança pode ser perdida nesta quinta-feira, quando termina a oitava rodada. Se o Fluminense bater o Presidente Prudente no Maracanã, empata em pontos ganhos e fica na frente no critério de desempate por vitórias.

O jeito para os dois times é secar o Fluminense e esperar a nona rodada. No próximo domingo, o Ceará, em segundo lugar, também com 18 pontos, encara o Inter no Beira-Rio. No mesmo dia, o Corinthians recebe o Atlético-MG, no Pacaembu.
-------------------------------------------------------------------------------------
Goiás x Vasco - 21:50, Serra Dourada.



Na retomada do Campeonato Brasileiro após a disputa da Copa do Mundo, Vasco e Goiás não saíram do zero no Serra Dourada, em Goiânia, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Em noite inspirada de Fernando Prass, os cariocas evitaram a quinta derrota na competição, mas não conseguiram deixar a incômoda zona de rebaixamento na estreia do técnico Paulo César Gusmão. Já os donos da casa viram a sequência de vitórias ser interrompida com a igualdade dentro de seus domínios.

Se do lado vascaíno Fernando Prass estava inspirado, Bernardo foi o destaque dos goianos. O apoiador criou os principais lances de ataque dos donos da casa. Com o resultado, o Goiás chegou aos 11 pontos e caiu para a décima colocação na tabela de classificação. O Vasco passou a somar seis, mas permanece na penúltima posição.

Na próxima rodada, o Vasco vai enfrentar o Atlético-PR, em São Januário, no sábado, às 18h30m (horário de Brasília). O Goiás pega o Cruzeiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
-------------------------------------------------------------------------------------

Guarani 0 x 3 Internacional - 21:50, Brinco de Ouro.



Sandro, Alecsandro e Taison. Esses foram os responsáveis pela vitória por 3 a 0 do Internacional sobre o Guarani na noite desta quarta-feira, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. O triunfo, em partida válida pela oitava rodada do Brasileirão, fez o Colorado acabar com um jejum de 21 anos diante do time paulista.

A última vez que os gaúchos haviam vencido os campineiros fora de casa em Campeonatos Brasileiros foi na edição de 1989. O Inter, aliás, só conseguiu ser superior no segundo tempo, quando soube aproveitar os erros de passe do rival, que reclamou bastante da atuação do árbitro Evandro Rogério Roman.

Com essa vitória, o Internacional chegou a 10 pontos no Nacional e se afastou da zona de rebaixamento. O Guarani, por sua vez, manteve os 12 pontos de antes da Copa do Mundo e perdeu a chance de entrar no G-4 da competição.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, as duas equipes atuam no domingo. O Guarani visita o Botafogo, no Engenhão, no Rio de Janeiro, às 18h30m. O Inter, por sua vez, joga antes, às 16h, contra o Ceará, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

A equipe gaúcha, no entanto, está mais preocupada com os duelos com o São Paulo pelas semifinais da Taça Libertadores da América. As partidas estão marcadas para o dia 28 de julho, no Beira-Rio, e 5 de agosto, no Morumbi.
-------------------------------------------------------------------------------------

Fluminense 1 x 1 Grêmio Prudente - 21:00, Maracanã.



Durante os 40 dias de paralisação do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo, o lema do Fluminense foi “trabalho”, tanto pregado por Muricy Ramalho. Mas na volta do Nacional, a frase famosa do treinador que se fez presente foi outra: “A bola pune”. Contra um adversário nitidamente mais fraco, o Tricolor apresentou um futebol sonolento no segundo tempo do duelo no Maracanã, empatou com o Grêmio Prudente por 1 a 1, nesta quinta-feira, pela oitava rodada, e desperdiçou a oportunidade de assumir a liderança.

Fred, de cabeça, fez justiça ao colocar a equipe da casa em vantagem em um primeiro tempo amplamente dominado pelos cariocas. Nos 45 minutos finais, no entanto, a objetividade deu lugar ao futebol displicente, castigado com o gol de Wesley, já aos 38.

Com o resultado, o Flu chega a 16 pontos e permanece em terceiro, atrás de Corinthians e Ceará, que têm 18. No próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), o compromisso é contra o Santos, na Vila Belmiro. Já o Grêmio Prudente tem o que comemorar. O empate leva o time a nove pontos, mas na zona de rebaixamento, em 17º. O adversário do time paulista na próxima rodada será o Grêmio, também no domingo, às 18h30m, no Prudentão.
-------------------------------------------------------------------------------------

Atlético-MG 3 x 2 Atético-GO - 21:00, Mineirão.



A parada para a Copa do Mundo fez bem ao Atlético-MG. O time entrou em campo com uma postura ofensiva, com três atacantes velozes, e o resultado foi positivo: vitória de 3 a 2 sobre o Atlético-GO, gols de Diego Tardelli (2) e Ricardo Bueno, contra um de Marcão e outro de Rodrigo Tiuí, nesta quinta-feira à noite, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Agora, após oito rodadas do Brasileirão, o Galo é o 13º colocado, com nove pontos, enquanto o Dragão permanece na lanterna, com apenas quatro.

Na próxima rodada, o Atlético-MG vai ao Pacaembu enfrentar o Corinthians, domingo, às 16h (de Brasília). Já o Atlético-GO recebe o Flamengo, no Serra Dourada, no mesmo dia e horário.
-------------------------------------------------------------------------------------

Palmeiras 2 x 1 Santos - 21:00, Pacaembu.



Luiz Felipe Scolari ainda não se sentou no banco de reservas, não comandou treino, mas os jogadores do Palmeiras parecem já ter incorporado um pouco do jeitão gaúcho do técnico. Com um celular em punho nas tribunas, o pé-quente Felipão deu seus “pitacos” para que o Verdão mostrasse muita raça e vencesse um desfalcado Santos por 2 a 1, nesta fria quinta-feira, no Pacaembu, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Ewerthon, com um chutaço de fora da área, e o estreante Tinga marcaram para os alviverdes. Marcel, em outro golaço, descontou no fim.

O resultado não só renova ainda mais o ânimo alviverde para uma nova era como faz a equipe respirar na competição. O Palmeiras não vencia há quatro partidas (desde 22 de maio) e sofria com a cobrança pesada da torcida. O time pula para 12 pontos, atingindo a sétima colocação.

Ao Santos resta lamentar. O Peixe tinha a chance de se aproximar dos líderes, porém, sentiu as ausências de Robinho, Léo, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso, que entrou apenas no segundo tempo. Com a derrota, a segunda no torneio, segue com 12 pontos e se mantém na quarta colocação graças aos critérios de desempate - Flamengo, Cruzeiro, Guarani e o próprio Palmeiras têm a mesma pontuação.

Na próxima rodada, o Verdão vai a Florianópolis enfrentar o Avaí, domingo, às 16h (de Brasília), na Ressacada. No mesmo dia, mas às 18h30m, o Santos recebe o Fluminense na Vila Belmiro.